Money Univese -  Dinheiro nas suas mãos

domingo, 21 de junho de 2009

Amigos vão definir rumos da internet, diz criador do WordPress

Matt Mullenweg, 25 anos, é o criador do sistema de blogs WordPress (Foto: Renato Bueno/G1)
Matt Mullenweg, 25 anos, é o criador do sistema de blogs WordPress (Foto: Renato Bueno/G1)

Em seu notebook, que rodava a versão beta do Windows 7, Matt mostrou exemplos de sites que usam as ferramentas do WordPress para criar diferentes experiências na web. Ele citou sites de jornais norte-americanos, blogs pessoais e até a página do Ministério da Cultura do Brasil como bons exemplos de design e organização da informação.

Quando o WordPress foi lançado, em 2003, ele ainda não tinha muitos dos recursos que o tornaram popular hoje - como a personalização de temas e a incorporação prática de plugins. A plataforma ganhou diversas atualizações, representadas por codinomes "emprestados" de músicos de jazz, sendo a 2.8 ("Baker") a mais recente - lançada em 10 de junho deste ano.

Navegadores e comunidade

Matt mostrou bom humor ao interagir com o público e falou sobre navegadores de internet para exemplificar as mudanças na rede. Ele perguntou quantas pessoas ali usavam o navegador Firefox. Praticamente todos na plateia levantaram a mão. Em seguida perguntou quantos utilizavam o Firefox sem complementos (add-ons): silêncio no auditório.

Ele então comparou brevemente o navegador da Mozilla com o Internet Explorer, da Microsoft. "O que o Internet Explorer está fazendo é incorporar as novidades do Firefox. Eles podem copiar os recursos, mas não podem copiar a comunidade", disse, em referência aos complementos e plugins criados pelos desenvolvedores para o Firefox.

Matt respondeu a perguntas dos participantes sobre os próximos passos do WordPress e não escapou de críticas sobre a ferramenta. Ele reconheceu, por exemplo, que o sistema de buscas ainda é "terrível" - termo usado por um dos participantes.

Real e virtual
Matt conta que abandonou os estudos quando percebeu que seu interesse maior estava nos blogs e na tecnologia. Mudou-se de Houston (Texas) para San Francisco (Califórnia) e entrou em contato com o "novo mundo".

"Eu não ia visitar os locais turísticos, eu ia visitar o Yahoo", comparou. "Ia para um café e havia 20 pessoas discutindo blogs e programação. Talvez em toda a Houston você não encontrasse 20 pessoas falando sobre isso", brincou.

No início do WordPress não havia usuários, e Matt transformou seus amigos em "beta testers" para entender como a ferramenta poderia evoluir. Isso foi uma boa maneira de desenvolver a plataforma e torná-la maleável o suficiente para que as pessoas pudessem criar e adaptar o sistema a suas necessidades.

Foi adaptando e perseguindo seus interesses, afinal, que o jovem criou o WordPress e a empresa Automattic. Matt, que foi considerado uma das 50 pessoas mais importantes da internet em 2007 pela revista "PC World", nunca foi um programador. Ele estudava Ciências Políticas na Universidade de Houston e começou a desvendar os códigos da plataforma "b2" (que deu origem ao WordPress) para resolver questões de uma de suas paixões: a tipografia.

(Matéria retirada do portal G1)


Comentário: Como puderam ver acima Matt Mullenweg o criador do WordPress que esteve este final de semana no Brasil para o CMS Brasil, rapidamente ele fala sobre como surgiu o Wordpress, aborda assuntos como "o futuro da internet estará nas mãos dos amigos". Ele acredita que como recebemos diariamente uma overdose de informação por dia a discussão dessas idéias com os amigos pode levar a novas e diferentes idéias,  e foi isso que ele pretendeu com o WordPress, onde no início os primeiros usuários foram seus amigos.

0 coments:

Postar um comentário